Obra e Pensamento de Anísio Teixeira
Obra e Pensamento de Anísio Teixeira
SÃO PAULO
2013
Obra e Pensamento de Anísio Teixeira
Trabalho sobre a biografia de Anísio Teixeira apresentada a Prof. Coka, do Curso de História da Educação.
SÃO PAULO
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Anísio Teixeira foi um grande pensador e personagem central da educação no Brasil. Jurista, intelectual, educador e escritor, Anísio defendia uma reforma educacional e a qualidade do ensino, bem como a educação pública e de período integral.
Fora caracterizado por suas diversas lutas pela educação e pela sua paixão pelo ensino. Faleceu em 1971, prematuramente, porém, deixou um acervo rico e significativo para a educação em âmbito nacional e internacional.
Expressava seus pensamentos e idéias com constante preocupação com uma modificação no sistema educacional da época. Porém, suas idéias são consideradas até hoje como grande marco da educação brasileira.
Por fim, Anísio Teixeira preocupava-se de forma significativa com o sistema de ensino e se dedicava a estabelecer estratégias para a melhoria da educação, bem como ferramentas legais para que isso ocorresse. Deixou seus pensamentos que são tidos como influencias para uma nova concepção de escola e cidadão.
Vida e Obra de Anísio Teixeira
Anísio Spínola Teixeira nasceu em 12 de julho de 1900 na cidade de Caetité, interior da Bahia. A cidade possuía o orgulho da cultura e das escolas da “Corte do Sertão” como era conhecida. Filho de fazendeiro estudou em escolas jesuítas, primeiro no Instituto São Luis em suas cidade natal depois no Colégio Antonio Vieira, em salvador. Na época em que nasceu as escolas complementar e a escola normal fora fundadas por seu pai, Deocleciano Pires Teixeira.
Em Salvador conviveu sua adolescência com o padre Luiz Gonzaga Cabral e, sob sua influência,