Obra Ivan Cruz
Introdução
Nesse trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da arte no desenvolvimento da criança, a formação estética do professor para ensinar seus alunos de uma forma clara e expressiva com sentimentos e um olhar critico.
Relata a vida e obra do pintor Ivan Cruz com seu olhar além do presente, com sua sensibilidade para retratar suas obras de uma forma simples, realista e incentivadora para uma infância melhor.
Desenvolvimento
*Arte e formação estética
A arte se compõe entre artes visuais, música, dança e teatro, a arte estimula o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e estético da criança. É extremamente importante para o crescimento, ajuda com a coordenação motora, estimula a curiosidade, faz com que a criança experimente coisas novas, melhorando a sua memória, ampliando a noção espacial e sua flexibilidade.
O professor deve ter um olhar crítico e sensível para a transmissão e recepção do fenômeno visual, a importância nos anos iniciais coopera com o desenvolvimento e aperfeiçoamento para um bom aprendizado em forma geral.
O professor deve despertar o prazer dos alunos, de um modo que incentive a criação espontânea, ligado na exigência do mundo atual. A estética se refere ao sensível, ao perceptível, falar de uma formação estética é o mesmo que falar em educação da sensibilidade humana, é algo q eu toca o essencial da condição vivente e vivida.
Reconhecendo o humano em todas as dimensões e sentidos, pois a educação estética requer uma atitude crítica, capaz de compreender as diferenças e acolher o igual e o complexo. O importante é o aprendizado e a celebração de um dever cumprido.
*Ivan Cruz
O pintor Ivan Cruz nasceu em 1947, no subúrbio do Rio de Janaeiro, se formou em direito em 1970, abandonou a advocacia em 1986, por amor a arte.
Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus quadros com temas de sua infância, mais precisamente de sua