ARTES VISUAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO HUMANA
O trabalho apresentado a seguir abordará a importância da estimulação artística e como a mesma pode proporcionar condições para criar, apreciar e desenvolver uma melhor percepção de mundo.
A experimentação artística é fundamental para todo ser humano pois através dela o indivíduo é capaz de perceber características diferentes e começar a trabalhar em suas próprias preferências, mostrando suas marcas e visões.
O artista escolhido e que vai dar base a este trabalho é o artista plástico Ivan Cruz, em especial sua coleção intitulada Brincadeiras de Criança. A infância é uma excelente fase para a inicialização artística pois é neste momento que a investigação começa, surgindo curiosidades, interesses e uma grande quantidade de informações visuais é oferecida. Desenvolver então um senso crítico é de suma importância para que saibamos conhecer características externas para entender as nossas próprias individualidades e como elas fazem parte do mundo ao nosso redor.
IVAN CRUZ
O artista plástico Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947, cresceu em seus subúrbios e teve uma infância rica em experiências e brincadeiras. Teve interesse nas artes desde pequeno mas com a idade adulta acabou formando-se em Direito, porém com suas frequentes visitas à Sociedade Brasileira de Belas Artes e ao Museu Nacional de Belas Artes o desejo de desenvolver seu lado artístico foi tornando-se mais intenso e em 1978 trocou uma estabilidade financeira no Rio de Janeiro pelas inspirações naturais de Cabo Frio.
No ano de 1986 decide abandonar a advocacia e dedicar-se unicamente às artes inspirado na primeira pintura que conheceu quando jovem, de Portinari em sua fase geométrica, mas buscando sempre criar com suas próprias marcas e não copiar. Ingressou então na Escola Brasileira de Belas Artes e lá ficou até sentir-se preparado para iniciar suas exposições, apresentando seus trabalhos de estilos diversos, passando por temas abstratos e figurativos demonstrando variações