OBJETO DO SERVI O SOCIAL
QUESTÃO SOCIAL: OBJETO DO SERVIÇO SOCIAL
Este artigo, autoria de Edneia Maria Machado, tem como objeto de análise o objeto do Serviço Social, que vem resgatar a concepção de questão social como forma de refletirmos sobre a possibilidade de a questão social, ou, as expressões da questão social, se constituir como objeto profissional do Serviço Social.
O Serviço Social tem uma função social, sendo uma profissão legitimada pela sociedade, que trabalha desenvolvendo ações voltada para a sociedade, que tem um produto social com dimensões econômicas e políticas, do qual seu objeto está intimamente vinculado a uma visão de homem e mundo.
O período de 1937 a 1999, o Serviço Social creditava aos homens a culpa pelas situações que vivenciavam, fundamentada nos princípios cristãos, acreditava-se que era a chave para a recuperação da sociedade. Porém, em 1999, assumindo uma posição marxista de que a forma de produção e apropriação do produto social é que produz as desigualdades e, não os homens individualmente. Antes de 1999, o Serviço Social tinha no homem o objeto de estudo e o respeito a autoridade, baseada em princípios cristão. De 1999 para cá, nos homens, tem-se a autoridade máxima a ser respeitada, que são sujeitos da história.
Em 1937, início do Serviço Social no Brasil, o objeto definido era o homem, mas não um homem qualquer, o homem morador de favelas, pobre, analfabeto, desempregado, etc, tendo por objetivo moldá-lo e integrá-lo aos valores, moral e costumes defendido pela filosofia neotomista, pois, acreditava-se que esse homem era incapaz de ascender socialmente, por conta própria.
Entretanto, mais tarde, entendeu-se que a situação desse homem analfabeto, pobre, desempregado, etc, nada mais era fruto, não só de uma incapacidade individual, mas também, de um conjunto de situações que merecem a intervenção profissional, passando ao entendimento que das inter-relações do binômio indivíduo-sociedade.
Portanto, a questão social é uma categoria que expressa a