Objeto da sociologia
Quanto à sociologia, o seu objeto se encontra no exame dos fenômenos coletivos, através de teorias e métodos próprios. Nem todos os autores estão de acordo com relação ao objeto da sociologia, podemos destacar três notáveis conceituações nas teorias de Durkheim, Weber e Parsons.
Fato social
“É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.
Características do fato social
De sua definição podemos tirar as características específicas do fato social: Exterioridade, em relação ás consciência individuais. Coercitividade, a coerção que o fato social exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos. Generalidade, em virtude de ser comum ao grupo ou á sociedade.
Quando desempenhamos nosso papel de cidadãos, de filhos, de adeptos de determinada religião, ou de comerciantes, estamos praticando deveres definidos fora de nós e de hábitos individuais, no direito e nos costumes. Ao atingirmos determinada idade, possuindo as qualificações que a lei determina se não quisermos exercer o direito e o dever de votar, ou a obrigação de prestar serviço militar (referente ao elemento masculino, na maioria das sociedades), esta coerção se fará sentir através das sanções legais de que lança mão a sociedade para punir a nossa atitude. Coerção não necessita ser drástica; o riso, a zombaria, o afastamento dos amigos, nosso comportamento não constitui transgressões ás leis, mas às convenções da sociedade. As sanções podem ser também indiretas, no mundo dos negócios, se não usarmos as modernas técnicas para vencer nossos concorrentes, a lei não nos punirá, mas provavelmente iremos à falência.
Generalidade. A consciência coletiva, isto é, o conjunto das maneiras de agir, de pensar e de sentir, é característica geral de determinado grupo ou sociedade;