Objeto da sociologia
Uma ciência caracteriza-se pelo seu objeto e pelos seus métodos, quanto à Sociologia, o seu objeto se encontra no exame dos fenômenos coletivos, através de teorias e métodos próprios.
A medida qúe reconhecemos a categoria de ciência à Sociologia, há uma exigência maior de objetividade na análise desses fenômenos.
Nem todos os autores estão de acordo com relação ao objeto da Sociologia, envolvendo uma diversificação teórica, destaca-se três notáveis conceituações nas teorias de Durkheim, Weber e Parsons.
A análise do conceito de fato social, proposto por Durkheim, que possibilita a compreensão da sociedade e das relações nela existentes, através de um enfoque objetivo, característico desse autor o exame do conceito de ação social enunciado por Weber, que permite compreender a conduta humana em sociedade e que fornece a explicação causal de sua origem e de seus resultados.
O estudo do conceito de ação social proposto por Parsons, que evidencia os elementos constitutivos da ação social e o reconhecimento da sua importância na orientação do homem em suas relações sociais.
Fato Social - Emile Durkheim
Conceituação
O estudo científico da sociedade sofreu indiscutível impacto, no século XX, com a contribuição de Durkheim ele formulou com firmeza e convicção, uma assertiva que fortemente repercutiu nas interpretações sociológicas. qualificou com efeito o fato social como uma “coisa”, e preconizou que, para estudá-lo fossem aplicados os métodos e processos, os recursos experimentais empregados nas ciências exatas para a explicação do fato social havia a necessidade, segundo ele de investigação das causas sociais e não meramente históricas, psicológicas e biológicas.
É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior que é geral na extensão de uma sociedade dada apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter.
Características do