Objeto e metodo da sociologia
1. Etnografia: estudo de pessoas e de grupos, diretamente, durante determinado período de tempo.
Nesse caso, o pesquisador envolve-se diretamente com a realidade social das pessoas ou do grupo que estuda. Pode-se utilizar a observação participante ou entrevistas para a compreensão do comportamento social. O objetivo é o de explicar os significados das ações sociais, o que confere uma natureza qualitativa a este método. Ao mesmo tempo em que o cientista social deve criar condições para interagir com os membros do grupo, deve tomar cuidado para não se identificar demais com o próprio grupo, mantendo um certo distanciamento.
2. Levantamento: este método tem natureza quantitativa e visa coletar dados para análises estatísticas. Os dois recursos mais utilizados para a coleta de dados são os questionários e a amostragem, em que há a seleção de uma pequena proporção da totalidade de um grupo. O sociólogo deve tomar cuidado com a possibilidade de respostas superficiais às questões formuladas e o número de questões sem resposta pode ser alto.
3. Experimentos: é a tentativa de testar hipóteses em condições controladas pelo cientista. São pouco usados na Sociologia, porque os indivíduos reunidos para o experimento, sabendo que estão sendo estudados, tendem a se comportar com pouca naturalidade. 4. Histórias de vida: constituem a reunião de biografias de determinados indivíduos, obtidas geralmente na forma de lembranças dos próprios indivíduos. Essas lembranças podem não ser muito confiáveis, por isso o sociólogo deve utilizar outras fontes (como cartas e jornais, por exemplo) para avaliar a veracidade das informações coletadas.
5. Análise histórica: é comum que os sociólogos adotem uma perspectiva temporal para analisar determinados problemas. Pode-se pesquisar a história oral, através da realização de entrevistas, e a história