OBJETIVOS E ABRANGÊNCIA DO TREINAMENTO
O treinamento é bem conceituado por Marras, quando ele diz que “treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho”. Dessa forma, o treinamento apresenta dois objetivos básicos:
Objetivo específico – o treinamento proporciona qualificação para o profissional e ainda a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos. O treinamento é vantajoso para o funcionário, pois é uma forma se manter atualizado com as inovações tecnológicas e processos de trabalho.
Os objetivos específicos do treinamento são, portanto, realizados para que os funcionários adquiram conhecimentos de acordo com suas necessidades de capacitação e necessidades da empresa.
Objetivos secundários ou genéricos – são aqueles que estão pautados na oportunidade de elevar a motivação dos funcionários a partir do conhecimento maior de suas atividades e entendimento da complexidade organizacional.
Chiavenato (1999, p. 297) considera ainda que “o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação”. Observa-se que os funcionários necessitam de reciclagem continuamente para que seus conhecimentos se mantenham atualizados, cabendo à empresa elaborar um planejamento que contemple a etapas acima citadas.
OBJETIVOS DO TREINAMENTO
Objetivos Específicos - promovem a qualificação do funcionário, permitindo aumentar suas habilidades e manter-se em sintonia com as inovações tecnológicas implementadas em sua área de trabalho.
Marras define os objetivos específicos como sendo:
Formação Profissional: que tem como base, elevar o conhecimento do profissional à sua profissão, para elevar o seu desempenho nas suas atividades.
Especialização: oferece a oportunidade do empregado de treinamentos voltados a uma área de conhecimento específico.