Projeto de Educação Sanitária
REGIONAL ROLIM DE MOURA/ ULSAV DE ROLIM DE MOURA
PROJETO ECO-LÓGICA:
Formação de Agentes Sanitários Juniores
ROLIM DE MOURA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVOS 5
3.1. OBJETIVO GERAL 5
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E ABRANGÊNCIA 7
5. METODOLOGIA 7
6. MATERIAIS NECESSÁRIOS 9
7. CRONOGRAMA 10
8. TEMÁTICA PROGRAMADA 10
1. INTRODUÇÃO
O município de Rolim de Moura é tido como a capital do Território Zona da Mata do Estado de Rondônia, com uma população de mais de 50 mil habitantes e área de 1.458 km². Possui como distrito Nova Estrela, localizada a 25 quilômetros da sede do Município.
Cerca de 30% da população está localizada na zona rural do município. Mais de 600 propriedades rurais são dedicadas à agricultura. E o restante está envolvido apenas com a pecuária.
Esta pequena parcela de agricultores é responsável pelo fornecimento de alimentos in natura para o município. Uma parte destes vendem seus produtos nas feiras de produtores locais, outra parte vende aos atravessadores.
Os agricultores e pecuaristas de nossa região utilizam-se de baixa tecnologia de produção. Não tendo a sua disposição técnicas que elevem a produtividade e melhorem o manejo das culturas e dos animais. Muitas vezes falta o básico, que é a informação de como realizar um procedimento simples e corriqueiro.
Sabendo disso, as empresas ligadas ao setor agropecuário e órgãos relacionados, dispõem de profissionais para a orientação destes, no entanto, poucos são aqueles que se manifestam a procura de auxilio, ou que são receptivos as informações que podem ser trocadas.
Para que seja realizada uma eficiente educação sanitária com produtores, seria necessário que estes se dispusessem a deixar suas propriedades em horário de expediente para reuni-los e