Tilapia
TILÁPIA
1-Nome popular do animal.
Tilápia.
2-Nome científico.
Oreochromes Nilóticus, introduzida no Brasil em 1971,na região Nordeste proveniente da África do Sul específico dos rios Nilo,Níger,Thade e nos lagos do centro oeste.
3-Local onde vive.
Natureza- rios e lagos. Na produção em alta escala- açudes e tanques.
4-Classificação.
Vertebrado. Onívoro- são definidos aquelas espécies que consomem ao mesmo tempo alimento de origem animal e vegetal.
5-Reprodução.
Reprodução na natureza- Sua reprodução é bastante reduzida pois exige mais das fêmeas tanto na busca de alimentos quanto na sua defesa de predadores então a um gasto maior de energia por isso a baixa produtividade.
Reprodução no laboratório- São acondicionadas as fêmeas concentradas em lagos de maior conforto possível, com rações balanceadas ótima qualidade de água através de monitoramentos procurando favorecer um alto índice de filhotes por fêmeas. Na reprodução artificial se faz a indução de hormônio seguindo as programações do produtor. Em tanques escavados a fêmea solta os ovos o macho libera o esperma nos ovos e a fêmea volta a recolher e guardar na boca de 4 a 7 dias, onde já tem a forma de larvinhas e a fêmea os liberam.
6-Revestimento do corpo.
Couro e escama.
7-Curiosidades.
Alguns produtores de alevinos captura essa fêmea antes de liberar as larvas e coleta os ovos da boca colocando em incubadoras artificiais que ficam por um período de 7 a 10 dias até começar se alimentar com rações balanceadas. É um peixe capaz de se alimentar através da água onde filtra microorganismo que contém nas águas esverdeadas, que indica alto índice de matéria orgânica. Nas pisciculturas de engorda, é fornecido rações com grau de proteína diferenciado para cada fase da engorda, uma tilápia para atingir o ponto de corte, de 700 grama tanto para frigorífico