Risco de MErcado
Sumário
Introdução.........................................................................pag. 2
Entendendo o Risco de Mercado.......................................pag. 3
Quais os riscos de Investir em Ações..................................pag. 3
Quebra da Bolsa de Valores...............................................pag. 4
Conclusão...........................................................................pag. 6
Bibliografias.......................................................................pag. 7
Referencias........................................................................pag. 7
2
1. Introdução
Risco é a possibilidade ou probabilidade da ocorrência de um fato normalmente desfavorável e que em geral costuma gerar uma perda financeira. O risco é tido como um dos principais fatores que afeta diretamente o resultado de um investimento.
Focando nos riscos relacionados ao mercado financeiro, conseguimos dividir os tipos de riscos em quatro áreas principais, sendo essas:
- Risco de Mercado
- Risco de Crédito
- Risco de Liquidez
- Risco Operacional
Dentro do mercado financeiro também podemos separar os riscos em estratégicos e não-estratégicos. Os estratégicos são aqueles propositais, onde uma breve exposição ao risco é uma atitude positiva para as atividades comerciais. Já os não-estratégicos, são aqueles que não podem ser controlados e na maioria das vezes gera um prejuízo nas atividades comercias.
Desde tempos passados com o crescimento do comercio, o mundo passou a se preocupar com a maior necessidade de se proteger da queda de preços dos produtos que produz.
Para atender tal necessidade de proteção da instabilidade de preços, nasce o mercado derivativo, onde sua principal função é a redução de risco.
Ele é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, onde os valores de compra/venda de tal ativo financeiro é dependente de outro valor de ativo financeiro.
Seu objetivo é definido como direitos/obrigações