Risco retorno e mercado
As decisões financeiras são tomadas com certos graus de incerteza sobre os resultados. Toda incerteza associada à verificação de determinado evento possa ser quantificada por meio de uma distribuição de probabilidades dos diversos resultados previstos, sendo assim o estado de incerteza de uma decisão mediante o conhecimento das probabilidades é o risco de uma decisão.
Risco e Retorno
O risco é representado pela medida estatística do desvio padrão. Assim ao se tomar uma decisão com base num resultado médio esperado, o desvio padrão passa a revelar o risco da operação quantos valores da média.
Abaixo alguns riscos que um ativo está vulnerável: * Risco Específico: constitui o risco de um título associado a eventos ocasionais; * Risco de Mercado: é aparte do risco de um título que não pode ser eliminada pela diversificação; * Risco Relevante: o risco de um titulo que não pode ser diversificado, ou seu risco de mercado. Isso reflete uma contribuição de um titulo ao risco de uma carteira.
Risco financeiro é uma consequência de decisão livre e consciente de expor-se a uma situação na qual a expectativa de ganho sabendo-se que há possibilidade de perda ou ganho.
Conceito de Beta – β
A tendência de uma ação mover-se com o mercado é refletida em seu coeficiente beta β, que é medida da votalidade de ação em relação à de uma ação média. O beta é o elemento do CAMP (Capital Asset Pricing Model).
Uma ação de risco médio é definida como aquela que tende a subir e decrescer de acordo com o mercado geral.
Risco e Retornos Esperados
O conceito de risco pode ser entendido de diversas maneiras, pode ser definido: por ser uma consequência de decisão livres e consciente de expor-se a uma situação na qual se luta pela realização do bem havendo a possibilidade de ferimento.
Risco Financeiro é consequência da decisão livre e consciente de expor-se a uma situação na qual há expectativa de ganho sabendo-se que há possibilidade de perda ou dano.