Apreçamento de ativos com risco
Turma 02
Alunos:
Jonas Neto
Rodrigo César
Rubem Aragão
Wesley Rafael
112110449
112210583
113210500
111110524
Engenharia Econômica 2014.1
O Modelo CAPM e o Apreçamento de
Ativos com Risco
1
Índice
1. Introdução
3. O modelo CAPM
4. Decisões de investimento em incerteza: o teorema da separação 5. A linha de mercado de títulos
6. Diferença entre SML e LMC
7. Conclusão
8. Bibliografia
Engenharia Econômica 2014.1
2. A linha de mercado de capitais
2
• Para maximizar o preço da ação, o administrador financeiro deve saber avaliar dois fatores importantes:
• Risco
• Retorno
• Risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos considerados mais arriscados são os que oferecem maiores possibilidades de perda financeira. Em termos mais formais, a palavra risco é usada como sinônimo de incerteza e refere-se à variabilidade dos retornos associados a um ativo. Quanto mais certo for o retorno de um ativo, menos variabilidade e risco ele oferecerá. (GITMAN, 2005)
Engenharia Econômica 2014.1
1. Risco e Retorno
3
• O retorno é o ganho ou a perda total sofrido por um investimento em certo período. É comumente medido pela soma dos proventos em dinheiro durante o período com a variação de valor, em termos de porcentagem do valor do investimento no início do período.
(GITMAN, 2005)
Engenharia Econômica 2014.1
1. Risco e Retorno
4
• O que é uma carteira de investimentos?
• “A maioria dos investidores aplica em carteira de ativos. Com isso queremos dizer que os investidores tendem a possuir mais que uma única ação, obrigação, ou algum outro ativo.” (ROSS, 2000)
• “O retorno esperado de uma carteira é uma combinação direta dos retornos esperados dos ativos contidos na carteira.” (ROSS, 2000)
Engenharia Econômica 2014.1
1. Retorno Esperado de uma
Carteira de Investimentos
5
1. Retorno Esperado de uma
Carteira de Investimentos
• Exemplo:
(ROSS,200)