Diversidade no contexto psicologico
Atividade principal: Aconselhamento e orientação. Orientação e aconselhamento para os grupos de pacientes e suas famílias, em caso de postos de saúde, orientação para gestantes ou mães, e ainda com médicos, enfermeiras, que passa seus conhecimentos psicológicos que acabam favorecendo tanto os próprios profissionais quanto aos pacientes atendidos.
Campo de atuação: Vários, hospitais gerais e psiquiátricos, postos de saúde, ambulatórios e diversas clínicas que existem.
Abrangência: Grande (pois trabalham com equipes multidisciplinares, orientação aos familiares, etc, na troca de experiências com outros profissionais facilitam um melhor trabalho para a promoção da saúde integral do indivíduo).
Vários objetivos à atingir entre eles a promoção da saúde integral do indivíduo, o que ocorre sempre que possível na interação principalmente de equipes multidisciplinares, e humanização da situação.
Remediativo e preventivo: Na maioria das vezes remediativo em casos de pacientes terminais por exemplo, mas também preventivo em alguns casos, onde tenta prevenir que a doença física se torne uma doença psíquica.
CONTEXTO EDUCACIONAL
Principal atividade: Ajudando a elaborar um método de ensino mais apropriado para um melhor aprendizado. Planejamento curricular, treinamento de professores, contato com a família, orientação de alunos, organização do espaço educacional.
Aconselhamento e orientação, como na terapia breve, para uma situação específica. O psicólogo assume uma postura mais educativa. Orientação vocacional ou sexual, ou ainda orientação psico-pedagógica (no caso de filhos com problemas de aprendizagem), orientação de professores.
Campo de atuação: Escolas, instituições de ensino, paticulares, públicas, locais que têm por objetivo a educação e a aprendizagem.
Abrangência: Grande (Pois abrange tanto os alunos quanto os professores, importante para que eles desempenhem melhor suas funcões de modo a melhorar e faciliar