plantao psicologico
A diversidade de demandas que se apresentam na sociedade atual exigem a adequação do psicólogo à um modelo de atendimento que fuja dos moldes tradicionais em que as práticas se restringem à atendimentos em consultórios privados e desconsideram o contexto social e histórico. Dessa forma, considerando as novas demandas, a definição de clínica passa a se referir mais a uma postura diante do ser humano e sua realidade social, do que a uma área de atuação, devendo o profissional manter uma continua atitude reflexiva em relação a sua prática.
O psicólogo clínico deve então nessa nova visão clínica, buscar acolher e compreender o indivíduo onde quer que ele esteja, considerando o contexto no qual ele se insere, e os significados que ele atribui ao mundo que o rodeia.
A essa nova modalidade clínica, pensada com o objetivo de atender às demandas psicológicas contemporâneas, deu-se o nome de atenção psicológica.
Entre as práticas emergentes, o Plantão Psicológico apresenta-se como uma das modalidades de atendimento clínico emergencial, que tem como função oferecer uma escuta e acolhimento a pessoa em um momento de crise. A proposta do plantão psicológico não é a resolução ou o aprofundamento da problemática, deve-se nessa modalidade de atendimento ter como foco o acolhimento do cliente, ou seja, dar ouvidos a singularidade e ao mundo de significados do indivíduo que procura atendimento, levando em consideração o modo como o cliente vive a queixa, seus recursos subjetivos, o contexto social no qual ele está inserido e as expectativas que se apresentam com relação ao atendimento.
Além do acolhimento é importante, no Plantão Psicológico, responder às demandas. Responder à demanda nesse caso se refere a explicitar a demanda e seus possíveis desdobramentos. Ao ser acolhido o sujeito pode se