Plantao Psicologico
Diante das mudanças ocorridas durante todo o séc. XXI, houve-se uma necessidade de busca de alternativas e esforços profissionais e pessoais para podemos lidar com as com as novas questões e desafios impostos pela realidade atual que nos encontramos.
O seguinte trabalho visa fazer uma reflexão sobre a aplicação do Plantão Psicológico, uma modalidade de atenção psicológica, sendo esta mais uma possibilidade de intervenção tendo na sua prática e teoria uma disponibilidade de promoção da saúde e prevenção de doença, com adaptação as demandas que a saúde, a Psicologia e a Contemporaneidade apresentam. O Plantão Psicológico assim como outras formas de sofre desafios tanto na prática como na teoria, sendo assim faz-se uma reavaliação quando for necessário, devido à movimentação acelerada da atualidade. O plantão caracteriza-se pelo atendimento em situações de crise e urgência não só quando observada sob a perspectiva clínica, mas sendo considerada em relação a sua forma e seu conteúdo também. O processo se dá com base na queixa trazida pelo o paciente ,e, diferente do formato da maioria das linhas tradicionais de psicoterapia o tempo do atendimento será limitado.
Por este motivo o terapeuta tentará, fazendo uso de todos os recursos disponíveis, possibilitar que o paciente consiga lidar com sua queixa sob uma nova compreensão, e, relatando o motivo que o fez buscar o plantão naqueles momentos. Buscando enquadrar todo esse procedimento durante o atendimento, pois, não há espaço para lidar com demandas secundarias. Diante disso, é cabível ao terapeuta avaliar se será necessário atender tal paciente apenas em uma única sessão será ou se será necessário o cliente ser atendido mais de uma vez, sendo assim necessário a algum tipo de encaminhamento ou capaz de atender a demanda daquele paciente.
Contudo o profissional que atua no plantão psicológico deve estar atento às exigências por ele apresentadas, deve desenvolver sua habilidade