Plantao psicologico
O texto se inicia contando um pouco da historia da formação da psicologia, das diversas correntes que existiam, ele vai dizer que antes da regulamentação da profissão, o psicólogo somente trabalhava em instituições de saúde mental e educação. Os psicólogos do Brasil passaram por muitos desafios devido o foco se dar somente em um perfil socioeconômico da sua clientela, e também com a criação de novos meios de atuação.
Com a mudança ao longo do tempo chegando aos dias atuais e com o rigor dos procedimentos e a construção do conhecimento científico, se aliam a responsabilidade social de oferecimento de serviços de qualidade para a população, tem se admitido uma abertura para emergências e especificidades variadas foi ai que surgiu o plantão psicológico onde foi assimilada como um novo modelo, que rompe com o tradicional da clinica, o plantão surge na univerdade USP, o texto vai falar sobre esse novo trabalho e sobre a sua importância para os estagiários.
O texto traz um pouco da cartografia, onde os projetos em instituições partem da cartografia onde o método detecta a paisagem e abre passagens sobre ela, a cartografia é uma forma de investigação e construção de caminhos, foi nesse enfoque que ocorreram as primeiras experiências de plantão psicológico em instituições com suas próprias articulações para refletir a prática clínica.
O plantão possibilitou uma reflexão sobre a concepção de clínica ampliando o cuidado com o outro, desenvolvendo novos modos de atuação. Com isso dentro da faculdade vem a oferta de estágios em plantão psicológico em instituições para que seja integrado teoria, pesquisa e prática. Onde os alunos dentro da faculdade estão munidos de teorias e quando se chega a campo toda a construção realizada pelos alunos se modificam a teoria foge aos olhos da prática.
No decorrer do texto vai surgindo depoimentos de