Consumismo
A definição de consumismo.
O consumismo é considerado uma doença psicológica. Esta afeta principalmente às mulheres, pois, na maior parte das famílias, é a elas que cabe o dever de fazer as compras e manter a casa com os produtos necessários. Na verdade, estes produtos são mesmos necessários?
A definição correta de consumismo é: “o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência”. Portanto, esse tipo de distúrbio está relacionado a consumir uma quantidade exagerada de produtos. Ou, também, este está relacionado a consumir produtos desnecessários.
São comuns no dia-a-dia casos de pessoas afetadas pelas ideias consumistas. Portanto, é evidente que o consumismo é uma doença grave, pois, além de afetar uma parte considerável da população, este gera problemas financeiros a grande parte dos afetados.
Exemplo de uma atitude consumista:
“Michael Jackson gasta 337 mil em 30 min.”
O cantor gastou cerca de 337 mil reais ao longo dos 30 minutos que passou pela Harrods, famosa e classuda loja londrina pertencente a Mohamed Al Fayed. Foram mais de 11 mil reais por minuto em relógios e brinquedos para os filhos.
O consumo e a sociedade.
O consumismo está totalmente ligado à população e as grandes empresas. Estas empresas possuem grande influência no povo e, portanto, podem alienar as ideias desta. Mas como isso é possível?
A alienação das ideias do povo é feita por meio da mídia. Diariamente vemos milhares de propagandas. Todas estas relacionadas com a ideia de que, caso você tenha aquele produto, também terá a felicidade. Este tipo de propaganda pode, e consegue, alterar as ideias das pessoas em relação ao consumo.
É, portanto, possível notar que as empresas, junto à mídia, são os principais causadores e distribuidores das ideias consumistas.
Em busca de uma cura.
Não existe uma cura comum para todas as pessoas consumistas. Porém, é