Movimento Lgbt
O movimento em defesa dos homossexuais surgiu na Europa no século passado, tendo como bandeiras a defesa dos direitos e o respeito a homossexuais e o reconhecimento perante leis dos direitos civis. Durante a segunda guerra o Nazismo política de Hitler matou mais de 300 mil pessoas que eram gays.
No dia 28 de junho de 1969 marca a data do movimento gay pelo mundo neste dia gays que estavam no bar Stonewall na cidade de Nova York rebelaram contra a perseguição feita por policiais por causa disso o movimento o dia 28 é o dia internacional do orgulho gay e lésbico.
No ano seguinte, 1970, milhares de pessoas murcharam em São Francisco,Los Angeles e Nova York para celebrar o primeiro aniversario da Stonewall,essa foi considerada a primeira parada gay da historia.
No Brasil o movimento organiza através do jornal lampião que surgi em 1979 o primeiro grupo de homossexuais organizados e a partir daí espalha-se pelo Brasil no ano de 1980 é realizado na cidade de São Paulo o primeiro encontro brasileiro de homossexuais ao longo dos anos o grupo de gays espalham pela America latina e ganha o mundo.
Em 1987, pela primeira vez, os protesto foram incorporados por soropositivos, em uma década onde a AIDS surge com força e começam as campanhas de conscientização (mesmo que ainda tímidas). Os gays eram considerados “grupos de risco” nessa época (que hoje se mostrou apenas como uma forma de preconceito). E apesar de ter sido aproveitada por discursos conservadores anti-gays, incentivou cada vez mais homossexuais a se unirem politicamente ando mais visibilidade ao movimento.
Os membros realizam reuniões onde discutem a perseguição e discriminação aos gays, alem de funcionarem como grupo de apoio no processo individual de cada homossexual na conquista de sua auto-estima e divulgando meios para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Em 20 anos de