taylor
Princípios da administração científica:
Frederick Wilson Taylor engenheiro norte-americano nascido (1856-19159) foi responsável pelo desenvolvimento da disciplina científica da administração de empresas.
Num primeiro período este engenheiro preocupou-se com as técnicas de especialização do trabalho (iniciando os seus primeiros estudos pela execução do trabalho do operário e mais tarde generalizou as conclusões.)
Num segundo período de Taylor analisou que administração de uma empresa deriva da racionalização do trabalho do operário e que este deve ser acompanhado, a empresa deve ter uma estrutura e os seus princípios devem ser aplicados.
Objetivo taylorismo:
Ênfase nas tarefas;
Eficiência ao nível operacional.
As suas ideias foram divulgadas a partir do seculo XX.
Principais fatores:
1. Vê a empresa como uma ciência;
2. Racionalização no trabalho envolvendo a divisão de funções dos trabalhadores;
3. Efetuar as tarefas de forma mais inteligente com o máximo esforço;
4. Rentabilização económica.
Sendo o operário o produtor da empresa este tinha de ser bem escolhido passando deste modo por uma primeira fase de seleção e a segunda fase treina-lo na função específica que iria desenvolver.
Taylor propunha melhorar salários (teoria esta aceita por Ford), com objetivo de obter mais produtividade aumentando deste modo o lucro da empresa otimizando o custo unitário da produção, incentivando o operário a trabalhar mais e melhor.
Taylor utiliza com princípios fundamentais no que diz respeito á administração e para seu melhor funcionamento e organização.
Planeamento (substituir os métodos improvisados para métodos científicos testados);
Seleção ou preparo (Selecionar os trabalhadores);
Controle (supervisionar os trabalhadores);
Execução (disciplinar o trabalho)
Tendo Taylor como mote a aceleração do processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo e com eficiência e eficácia garantindo a qualidade as