Coccídeos
Departamento de Morfologia e Patologia – DMP Introdução à Parasitologia
Outubro | 2014
Coccídeos que acometem o homem
Plasmodium
Pertencentes ao filo Apicomplexa, da Ordem Eucoccidiida, Família Plasmodiidae, e enfim, ao gênero Plasmodium.
Hospedeiro:
Fêmeas do Mosquito Anofelino, do gênero Anopheles (Hospedeiro Definitivo). O homem atua como Hospedeiro Intermediário do parasito.
Ciclo Biológico do Plasmodium:
→ Fase Pré-eritrocítica:
O início do Ciclo do Plasmodium ocorre com a inoculação de Esporozoítos infectantes nos seres humanos, isso é feito através do inseto vetor, a fêmea do Anofelino, que durante sua alimentação, inocula de 15 a 200 Esporozoítos sob a pele do hospedeiro que após alguns minutos, atingem a corrente sanguínea do mesmo. A mobilidade dos Esporozoítos infectantes proporciona sua migração pela corrente sanguínea do hospedeiro, até que encontre um Hepatócito – célula encontrada no fígado – para que se inicie o processo de desenvolvimento do parasita. Após atingir o Hepatócito, os Esporozoítos diferenciam-se em Trofozoítos pré-eritrocíticos que, por sua vez, multiplicam-se através de esquizogonia, um tipo de reprodução assexuada, e dão origem aos chamados Esquizontes teciduais e, posteriormente, a inúmeros Merozoítos, que invadem os Eritrócitos.
→ Fase Eritrocítica:
Através do reconhecimento de receptores específicos, ocorre a invasão de Merozoítos tissulares no interior do Eritrócitos que, através de esquizogonia, da origem a diversas gerações de Merozoítos, que invadirão novos Eritrócitos. Após formados certa quantidade de Merozoítos por esquizogonia, ocorre a diferenciação destes em estágios sexuados, os gametócitos, que darão continuidade ao seu desenvolvimento no mosquito vetor.
Hospedeiro invertebrado: inseto
Durante sua alimentação, o inseto ingere várias formas sanguíneas do parasito, porém apenas os gametócitos poderão evoluir no inseto, dando origem ao