objetivos do scm
O SCM propõe uma rede de facilidades e opções de distribuição para garantir a obtenção de materiais e a transformação destes em produto intermediário ou final; e, depois, a distribuição destes para os consumidores. O SCM pode ser implantado tanto em organizações de manufatura quanto em prestadoras de serviços.
O objetivo básico do SCM é maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias das partes envolvidas na cadeia produtiva, para que o consumidor possa ser atendido de maneira mais eficiente e a um custo menor para quem produz. Alguns fatores são chaves para o sucesso da cadeia de suprimentos, o foco intenso no cliente, o uso avançado de tecnologia de informação, os índices quantitativos de desempenho, os times inter-funcionais e o gerenciamento do fator humana.
A cadeia de suprimentos ideal não deve ser totalmente estática, baseada apenas em técnicas como demanda projetada e custos atuais, pois quando as condições iniciais mudam a configuração da cadeia deve ser revisada.
A redução de custos tem sido obtida através da diminuição do volume de transações de informações e papéis, dos custos de transporte e estocagem, e da diminuição da variabilidade da demanda de produtos e serviços, dentre outros. Mais valor tem sido adicionado aos produtos, por meio da criação de bens e serviços customizados, do desenvolvimento conjunto de competências distintas por meio da cadeia de suprimentos e dos esforços para que, tanto fornecedores quanto clientes, aumentem mutuamente a lucratividade.
A chave para o controle bem-sucedido dos prazos logísticos é o gerenciamento do fluxo logístico, que é o processo pelo qual os tempos de fabricação e de aquisição são conectados às necessidades do mercado. Ao mesmo tempo, procura vencer o desafio competitivo de aumentar a velocidade de resposta.
Os objetivos do gerenciamento do fluxo logístico são:
Menores custos.
Alta qualidade.
Maior variedade.
Mais flexibilidade.
Tempos de resposta menores.
A