objetivos da matriz
Onde há mais gente :
- sudeste asiático
- Europa
-nordeste dos EUA
Onde há menos gente:
- desertos-regiões montanhosas
- florestas densas
-regiões polares
1- os fatores naturais que provocam as grandes concentrações populacionais são os climas amenos, os solos férteis e abundância de água , relevo pouco acidentado e boas acessibilidades e recursos naturais abundantes.
Os fatores naturais que provocam os vazios humanos são os climas adversos, florestas densas, relevo acidentado e más acessibilidades e escassez de recursos naturais.
2- - os fatores humanos que provocam as grandes concentrações populacionais são a concentração de industria e comércio e facilidades de emprego e bom nível de vida.
Os fatores humanos que provocam os vazios humanos são a pouca atividade económica e falta de emprego e de perspectivas de melhoria de vida.
3- As grandes concentrações populacionais estão interligados com os fatores atrativos, tanto físicos como humanos, ou seja, o clima ameno, os solos férteis e abundância de água , relevo pouco acidentado e boas acessibilidades , recursos naturais abundantes , concentração de industria e comércio e facilidade de emprego e bom nível de vida. O sudeste asiático é região com maior concentração , seguindo-se a Europa e por fim o nordeste dos EUA.
4- Os vazios humanos estão interligados com fatores repulsivos como climas adversos , florestas densas, relevo acidentado e más acessibilidades, escassez de recursos naturais , falta de emprego e de perspectivas de melhorias de emprego. São exemplos de vazios humanos as florestas densas, desertos, regiões polares e regiões montanhosas.
5- regime demográfico primitivo – de 1500 a 1750 Revolução demográfica – de 1750 a 1950
Explosão demográfica – de 1950 a 2050
6- no regime demográfico primitivo morria muita gente e nascia pouca gente, depois com a introdução das industrias houve uma revolução demográfica pois havia maior oferta de emprego