Resumo
Distinção Validade-Verdade
Lógica Formal É a disciplina filosófica que se dedica ao estudo das leis, princípios e regras a quem que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem coerentes (dotados de regularidade e harmonia).
A lógica formal é importante para evitar a contradição. Define um conjunto de regras que permitem construir bons argumentos, evitar o erro e identificar incorreções de raciocínio.
Pensamento Atividade intelectual através da qual o espírito humano forma conceitos e formula juízos.
Argumento Raciocínio que tem por finalidade provar ou refutar uma tese ou teoria. É formado por uma ou várias proposições (premissas), a partir das quais deriva uma conclusão.
O Homem possui naturalmente a capacidade espontânea de argumentar, isto é, de defender pontos de vista através de razões.
Conceito É a representação mental, abstrata e geral das características essenciais e comuns a um ser ou conjunto de seres e que os distingue de outros; o conceito pode referir-se a seres reais ou ideais e não é nem verdadeiro nem falso.
Proposição Frase indicativa ou declarativa suscetível a ser encarada como verdadeira ou falsa. Ao contrário dos argumentos, as proposições são estruturas que possuem valor de verdade. Premissas e conclusão são proposições. Contêm na sua estrutura três elementos: sujeito, predicado e cópula, sendo que o predicado afirma ou nega algo acerca do sujeito.
Valor de Verdade Expressão da lógica clássica ou bivalente que se refere ao facto de uma proposição poder ser verdadeira ou falsa. A verdade ou falsidade, valores que se excluem mutuamente, são propriedades que podem unicamente ser atribuídas às proposições e nunca aos argumentos.
Validade É uma propriedade dos argumentos dedutivos corretamente construídos. A validade diz unicamente respeito à forma ou estrutura lógica do argumento. Um argumento dedutivo pode ser válido, caso se siga necessariamente das premissas, ou inválido, se a