Objetivos da doar
Apresentar de forma ordenada e sumariada as informações relativas as operações de financiamentos e investimentos da impresa durante o exercício , e evidenciar as alterações na posição financeira através do seu capital circulante liquido.
Em linhas gerais, os financiamentos são representados pelas origens de recurso, e os investimentos pela aplicação de recursos.
O significado da palavras recursos aqui utilizada, abrange o conceito do capitas de giro liquido, que na denominação da lei é o próprio capital circulante líquido.
Capital circulante líquido
É representado pela diferença entre o total das origens e o total da aplicações, correspondendo ao aumento ou redução na variação do ativo e passivo circulante no exercício.
Conceito de origens de recursos
São transações que provocam redução no capital circulante líquido.
Conceito de aplicação de recursos
É o conjunto de transações que provocam redução no capital circulante líquido.
Obrigatoriedade da Doar
A lei 6.404/76, tornou a Doar obrigatória e sua apresentação para todas as companhias fechadas com patrimônio inferior a R$ a 1.000.000,00 (hum milhão de reais ).
Quadro para fixar conceito de origem e aplicação.
Aumento do ativo circulante.
Diminuição do nativo circulante
Aumento do passivo circulante
Aumento do realizável a longo prazo RECEITAS=ORIGEM=AUMENTO DO CCL
Despesas =APLICAÇÕES=REDUÇÃO DO CCL É fato que ,no esforço de obtenção de receitas, as empresas necessitam suportar despejos e custos. Assim podemos definir receitas como variações aumentativas da riqueza liquida e , portanto , origem de recursos .Da mesma forma, despesas e custossão variações diminutivas da riqueza e , portanto , aplicações de recursos .
Assim também podemos concluir que as receitas provocam aumento do capital circulante líquido , sempre que o valor registrado em tais contas realizar-se financeiramente até o término do exercício for positivo(lucro), estaremos diante de uma