Adiministraçao geral-açao saude
Projeto de Intervenção apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina Processos Administrativos, ministrado pela Faculdade Anhanguera do Pólo de Montes Claros -UNIDERP, sob orientação da .Profª Rozana Carvalho Pereira e Tutora Presencial Maria Souza
1.0 APRESENTAÇÃO
Essa intervenção abordará o tema: Importância da doação de sangue aos universitários de uma faculdade particular Anhanguera do Pólo de Montes Claros , o qual segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doação de sangue é de grande importância para a saúde pública e apenas 3 a 5% da população são doadores adequados para atender às necessidades de sangue solicitadas pelas unidades hospitalares.
O Ministério da Saúde regulamenta o uso de sangue visando à proteção da saúde, tanto do doador como do receptor, e toda manipulação deve obedecer às normas de biossegurança como lavagem das mãos e uso de equipamentos de proteção individual, pois não se trata de um procedimento isento de riscos.
A perda de grande volume de sangue compromete seriamente as funções de vários órgãos e pode levar uma pessoa rapidamente a morte. Em muitas situações, portanto, uma simples transfusão de sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte. Ainda assim, até hoje não existe nenhum substituto para o sangue, portanto o doador é a única fonte de sangue para quem necessita
Apesar dos avanços da ciência com a realização de várias descobertas envolvendo a área da saúde, não foi ainda possível encontrar um substituto para ter o mesmo efeito que o sangue na realização da transfusão. Atualmente, graças aos avanços nos serviços de hemoterapia pode-se, oferecer serviços seguros e confiáveis, baseados em conhecimentos técnico-científicos de ponta. Mas no Brasil, mesmo com vários canais de informação o tema ainda é cercado por mitos e conceitos equivocados em relação à doação de sangue.. Aqui em nossa região não indiferente o estoque de sangue cairá ate 35%.