Objetivo do trabalho
O trabalho tem como objetivo relatar a História do Porto de Salvador, a importância dele para a cidade, os benefícios que trouxeram desde sua expansão e quais melhorias o mesmo poderia ter.
Além de podermos enxergar este ponto de vista é possível reconhecer o beneficio que o mesmo traz para cada um de nós, individualmente.
Introdução
O porto de Salvador foi durante os primeiros séculos da colônia, o porto mais movimentado das Américas, Salvador era a capital administrativa das terras portuguesas. Por ele que chegavam as mercadorias comercializadas com a Metrópole e outras nações, o porto era nomeado de Porto do Brasil.
No Século XX veio a ser objeto de obras que o modernizaram relativamente.
No ano de 1816 o Porto de Salvador remonta o funcionamento, anteriormente já era planejado seu desenvolvimento.
A administração atualmente é exercida pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).
Desenvolvimento
Situa-se na Baía de todos os Santos, na cidade de Salvador (Ba), entre a ponta do Monte Serrat, ao norte, e a ponta de Santo Antônio, ao sul.
Em 13 de maio de 1913 o porto de Salvador foi inaugurado, o mesmo nasceu como um dos mais importantes da América Latina, passou por modificações e modernizações para o transporte de cargas. 100 anos depois, novas reformas prometem receber melhor os turistas e tornar Salvador uma cidade estratégica para os cruzeiros marítimos, 13 de maio de 2013 foi entregue a nova esplanada do comércio, que, com a inauguração do Terminal Marítimo novo em agosto modificou a paisagem da Zona Portuária. O presidente da Codeba José Rebouças apostou que era o descortinamento da Baía para o Comércio, que este era o ponto de partida para um projeto maior, de revitalização na área. Aproximadamente R$ 30 Milhões foram destinados á construção do terminal, Os recursos foram do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal