artes visuais
As artes visuais visam desenvolver o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança.
A criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa.
Deve-se diversificar a ação das crianças na experimentação de matérias, do espaço e do próprio corpo, destaca-se o desenvolvimento do desenho por sua importância no fazer artístico delas e na construção das demais linguagens visuais (pinturas, modelagens, construção tridimensional, colagens).
Em sua primeira fase a criança começa a se expressar através de desenhos, depois já se passa a fazer construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos como imagens de sol, figuras humanas, animais, vegetação, carros, entre outros. A criança sente prazer ao constatar os efeitos visuais que ela produziu.
Diversificar os ambientes e variar ainda mais os materiais são um ingrediente básico para deixar fluir a arte dos pequenos, que, nesse modelo de trabalho, também podem optar entre mais de uma atividade.
Conteúdos
A organização do conteúdo visa oferecer visibilidade às especificidades da aprendizagem em artes, embora as crianças vivenciem esses conteúdos de maneira integrada.
Os materiais devem ser utilizados também de acordo com as condições motoras para seu manuseio. Os principais materiais utilizados são:
Cola
Argila
Giz de cera
Papéis
Potes de tinta
Caixas de tamanhos variados
Sucatas miúdas para acabamento (botões, barbantes, purpurina etc.)
Lápis
Massinha
Pinceis
Crianças de 0 a 3 anos
Objetivos
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e matérias, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entanto em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre