energia cinetica
RESUMO: Essa pesquisa trata da importância de uma maior participação dos arquitetos e engenheiros na utilização da madeira de forma sustentável. O Brasil é riquíssimo no que se diz respeito a biodiversidade de suas florestas, mas a grande parte de seus consumidores de madeira não possuem conhecimentos necessários para uma boa utilização dessa matéria-prima, ou seja, o correto uso aliado ao uso consciênte traria grandes benefícios à sociedade como um todo.
APRESENTAÇÃO: A madeira é utilizada de diferentes formas , principalmente na construção civil, são muito utilizadas para formas de vigas, andaimes, escoramentos, estruturas para telhados, portas, forros, pisos, etc. Com a expansão da construção civil no Brasil o consumo de madeira aumentou muito e consequentemente a produção de madeira por reflorestamento também, como é o caso do eucalípto e do pinus, mas não se pode esquecer que árvores (madeira ilegal) ainda são retiradas ilegalmente das florestas. Com o avanço tecnológico o uso da madeira tem se dado em diferentes formas, como peças decorativas, combinação com outros materiais visando um melhor desempenho com redução de custos, como é o caso do "MDF" produzido através de misturas de fibras de madeira com resina sintética através da comprensão e temperatura, essas chapas são muito utilizadas na construção civil, indústria moveleira e tantas outras destinações são dadas a esse material. Também não se pode esquecer que a madeira é a principal matéria-prima das indústrias de papel.
OBJETIVO: Um dos objetivos dessa pesquisa é destacar a importância da escolha correta do tipo de madeira a ser utilizada para que se possa ter um resultado satisfatório. As características de qualidade requeridas para a madeira destinada à construção civil são: resistência, rigidez, retidão, estabilidade dimencional, isenção de empenamentos e defeitos, longos comprimentos e durabilidade. As madeiras provindas de reflorestamento como o pinus e o eucalípto estão