energia cinetica
Juliana Carolina 12
Marina F. Fidêncio. 25
Disponivel em: <HTTP// www.oficinadanet.com.br>
Disponivel em: <HTTP//educacao.globo.com >
Disponivel em: <HTTP//admiradoresdafisica.blogspot.com>
Introdução
A energia é um conceito que está envolvido em vários momentos do nosso dia a dia. Veja os exemplos a seguir:
quando ligamos uma lâmpada, estamos utilizando energia elétrica; um automóvel utiliza a energia fornecida pelos combustíveis para movimentar-se;
Através da alimentação consumimos alimentos que nos fornecem energia para realizar as nossas atividades do cotidiano.
Mesmo sabendo que a energia está tão presente em nossas vidas, conceituá-la é muito difícil, pois se trata de algo que não podemos ver ou pegar. Em Física, ela pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho.
Podemos encontrar vários tipos de energia: energia potencial elétrica, energia potencial elástica, energia química, energia cinética, entre outras. Nenhuma dessas formas pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Essa é a base para um dos mais importantes princípios da Física, que diz o seguinte:
“A energia não pode ser criada nem destruída, apenas pode ser transformada de um tipo em outro.”
Um exemplo que determina a veracidade desse princípio é a transformação da energia oferecida pelos alimentos que ingerimos em energia cinética, quando nos movimentamos. A unidade de medida no Sistema Internacional para a energia é o Joule, representada pela letra J, em homenagem a James Prescott Joule, um importante cientista que fez várias descobertas sobre a natureza do calor e sobre a realização do trabalho mecânico.
Energia cinética
Quando um corpo de massa m está se movendo a uma velocidade v, ele possui energia cinética Ec,que é dada por:
De acordo com a equação acima, vemos que a energia cinética depende da velocidade e da massa de um corpo, portanto, essa forma de energia só está