Energia cinética
1. ENERGIA
Não existe uma definição de energia que seja satisfatória e a razão disso é que, na realidade , existem vários tipos de energia, como veremos ao longo do curso. No entanto é possível dar uma definição que, embora não seja completa, é adequada para um grande número de casos. Assim começaremos com essa definição e ao longo do curso iremos completando-a.
Quando um corpo é capaz de produzir trabalho dizemos que esse corpo possui energia. Podemos então dizer, por exemplo, que a gasolina possui energia pois, após algumas transformações no motor de um automóvel, ela é capaz de movimentá-lo. Do mesmo modo podemos dizer que os alimentos possuem energia pois são eles que, após algumas transformações no nosso corpo, produzem os movimentos de nossos órgãos e permite que nos movimentemos.
[pic][pic]
A gasolina e os alimentos possuem energia.
Nesta aula apresentaremos o tipo mais simples de energia: a energia cinética.
2. ENERGIA CINÉTICA
Quando um corpo tem velocidade (Fig.2) podemos dizer que ele possui energia pois, ao se chocar com outro corpo aplicará a ele uma força, podendo produzir trabalho. Essa energia de movimento é chamada de energia cinética; a palavra cinética deriva da palavra grega kinetiké, que significa movimento.
[pic]
Mas como calcular essa energia? Vamos fazê-lo calculando o trabalho necessário para fazer com que um corpo, inicialmente em repouso, adquira uma velocidade de módulo v.
Na Fig. 3 representamos um corpo de massa m inicialmente em repouso [pic]na posição A. Aplicamos então ao corpo uma força horizontal [pic]constante.
[pic]
Supondo que não haja atrito a única força que atua no corpo é [pic], e assim , sendo a a aceleração do corpo, teremos:
F = m . a ⇒ a = [pic]
De acordo com a equação de Torricelli temos:
[pic]
ou: [pic]
ou ainda : [pic] (I)
O produto F.d é o trabalho da força [pic]e esse trabalho é dado por [pic]. Assim , podemos definir a energia cinética