Energia Cinética
Cotia - SP
Novembro – 2014
ESCOLA ESTADUAL VINÍCIUS DE MORAES
1º A
Vinicius Gales Pereira Nº 37
Vitor Da Silva Bueno Nº 39
Energia Cinética
Trabalho de Conclusão, Apresentado á E.E Vinícius de Moraes para a obtenção de conhecimento, 1º do Ensino Médio, sob a orientação do Prof. Leandro Mostarda.
Cotia – SP
Novembro – 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO..........................................................05
3 CONCLUSÕES.....................................................................06
4 REFERÊNCIAS.....................................................................07
INTRODUÇÃO
A energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.
Mesmo sabendo que a energia está tão presente em nossas vidas, conceituá-la é muito difícil, pois se trata de algo que não podemos ver ou pegar. Em Física, ela pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho. Outra observação que pode ser feita é que os valores da energia cinética são sempre positivos, pois a massa m sempre é positiva e, como a velocidade v está elevada ao quadrado, sempre terá como resultado um valor positivo.
DESENVOLVIMENTO
Supondo que um corpo esteja em movimento e passe pelo ponto A, nesse momento, ele possui energia cinética ECA. Considere que uma força é exercida sobre esse corpo e sua velocidade seja alterada, de forma que ele passe por um ponto B com energia ECB. Quando essa força F é aplicada