IMUNOLOGIA
Primeira linha de defesa: Barreiras físicas
A pele e a mucosa servem como mecanismos de defesa inespecíficos.A secura, a acidez e a temperatura da pele inibem a colonização e crescimento dos patógenos; a transpiração os elimina. A viscosidade da mucosa “aprisiona” os patógenos, além conter substâncias que os eliminam.
O revestimento mucociliado do trato respiratório, direciona a poeira e os microrganismos aprisionados para a nasofaringe, onde eles serão engolidos ou eliminados.
O peristaltismo serve para remover patógenos do trato gastrointestinal.
Segunda linha de defesa
Os patógenos capazes de ultrapassar a primeira linha defesa são geralmente destruídos por respostas celulares inespecíficas e respostas químicas.
Febre: Diminui a velocidade do crescimento de alguns patógenos.
Interferons: Pequenas proteínas produzidas pelas células infectadas pelos vírus. Interferem na replicação viral.
Sistema Complemento: Grupo de proteínas diferentes, encontradas no plasma sanguíneo que interagem entre si de maneira ordenada auxiliando na destruição de patógenos.
Inflamação: alterações teciduais provocadas por patógenos - aumento do fluxo sanguíneo e acúmulo de células capazes de atacar e eliminar o invasor.
Macrófagos e Neutrófilos realizam a fagocitose do microrganismo invasor.
Imunidade adquirida ativa:
Naturalmente adquirida: Imunidade adquirida em resposta a entrada de um patógeno vivo no organismo.
Artificialmente adquirida: Através de vacinas.
Imunidade Humoral
Glicoproteínas especiais chamadas anticorpos são produzidas pelas células B em resposta aos antígenos. Em muitos casos, esses anticorpos são capazes de reconhecer, se ligar e inativar ou destruir patógenos específicos.
Células do Sist. Imunológico
Linfócitos T
- Cél. Th /CD4
Funções: auxiliar, induzir a RI; estimular produção de Acs (indiretamente), participa da hipersensibilidade tardia, induz capacidade citolítica dos LT citotóxicos, ativam macrófagos.
-Cél. Citotóxicas/CD8
Funções: morte de