Estudo da Filosofia - Arcangelo Buzzi
Buzzi, Arcângelo R. Introdução ao Pensar – O Ser, o Conhecimento, a Linguagem – O Estudo da Filosofia – 24ª edição. Editora Vozes. – Página 177-197
[1] Arcângelo Raimundo Buzzi, Nascido em 31 de Agosto de 1930, teólogo e filosofo pela Universidade Católica de Petrópolis, ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 19 de dezembro de 1951. Fez a profissão solene no dia 20 de dezembro de 1955 e foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1957.
Disponível em: acesso em 28/03/2014
[2] Principais ideias do texto.
a) “O espírito geométrico consiste na habilidade de discorrer sobre a realidade a partir de conceitos de ciência. […] O espírito de fineza atende à realidade que se dá no imediato da experiência, intui e conhece o seu sentido. O estudo da filosofia desenvolve o espírito de fineza.”
Neste primeiro cenário do livro, explica-se sobre os tipos de espírito, e de conhecimento sobre o ser. Aqui estamos lidando com o espírito de fineza onde são prezados a experiência, o dialogo e o conhecimento da própria realidade.
b) “Em geral, no ensino da filosofia se parte de conceitos já elaborados. Isso só tem valor se quem aprende for capaz de descodificar e recodificar esse ensinamento conceituai. O pensamento, quando conhece, concebe a coisa no conceito.”
A ideia apresentada pressupõe que só se pode aprender sobre a filosofia quando ela for entendida de uma forma completa, com uma visão alargada dos conceitos que já são elaborados. Para isso ele impõe o uso da descodificação e recodificação desses conceitos e um concebimento por si só com base no real através do próprio pensamento.
c) “A filosofia é empenho de esclarecimento, contido na experiência, inseminado no toque sensível que precede a atividade do entendimento. […] É preciso baixar mais às profundezas e, como o Sol, mergulhar nos abismos. Geralmente nossos conhecimentos não passam de mesquinhas satisfações subjetivas!”
O autor sugere que a experiência anteceda todo