Obesidade
Obesidade é um termo com origem no latim obesitas que significa excesso de gordura e caracteriza o indivíduo gordo, com excessivo volume do ventre e de outras partes do corpo.
Também conhecida como adiposidade, a obesidade é a acumulação de gordura no corpo.
O excesso de peso expõe o indivíduo a várias doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, aumentando o risco de morte por doença cardiovascular.
As causas que contribuem para um peso excessivo são muitas, sendo o estilo de vida ocidental (má alimentação, consumo de fast food - alimentos extremamente calóricos, sedentarismo, stress) a principal delas. A obesidade também pode ser causada por vários distúrbios hormonais.
A obesidade mórbida é uma doença grave, que pode ter consequências críticas para um indivíduo. Normalmente uma pessoa é considerada obesa mórbida quando o seu Índice de Massa Corporal está entre os 40 e 49,9.
Obesidade infantil
A Organização Mundial da Saúde identificou a obesidade infantil como um dos problemas mais graves do século XXI a nível de saúde pública. Normalmente afeta diversos países, mas se verifica mais acentuadamente em países em desenvolvimento.
Tipos de obesidade
Obesidade nutricional - Quando uma pessoa ingere excesso de calorias, através de alimentos com muita gordura;
Obesidade psicológica - Causada por distúrbios ou condições psicológicas adversas como estresse e ansiedade;
Obesidade comportamental - Tem origem em erros de comportamento da pessoa, como sedentarismo ou falta de exercício físico.
Além disso, alguns especialistas identificam outros dois tipos de obesidade:
Feminina (ou ginecóide) onde a gordura se acumula especialmente nos quadris, coxas e nádegas;
Masculina (ou andróide), onde a gordura se acumula mais na zona da cintura.
Obesidade no Brasil
A obesidade é um grave problema no Brasil. Uma pesquisa de 2013 do Ministério da Saúde afirma que o índice de obesidade no Brasil aumentou 54% em apenas 6 anos (de 2006 a 2011).