obesidade
Nas ultimas décadas houve mudanças no comportamento alimentar das pessoas de todo mundo, trazendo então o fenômeno chamado de transição nutricional, no qual a obesidade vem aumentando e torna-se um problema maior que a desnutrição, isso leva a um grande problema de saúde pública, porque com a obesidade vem também varias outras doenças.
Atualmente, o excesso de peso e a obesidade são considerados um grande problema de saúde pública, isso ocorre em vários países, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento (LAÉRCIO M. SILVA JÚNIOR et al, 2012).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como sendo o acúmulo de gordura anormal ou excessivo que podem trazer prejuízos para a saúde.
Complementando, (MARTÍNEZ-AGUILAR et al, 2010) a obesidade é considerada uma doença crônica não transmissível, caracterizada pelo acúmulo de gordura no organismo, considerada uma epidemia mundial e que afeta tanto países desenvolvidos como também os países em desenvolvimento.
Esse acúmulo de gordura excessivo é um fator de risco paradesenvolvimento de outras doenças não transmissíveis e que aumenta muito o risco de mortalidade, a qualidade de vida do individuo com essa patologia fica comprometida, geralmente traz problemas sociais e individuais.
A obesidade é causada por diversos fatores, de uma forma geral seriam eles os fatores genéticos, ambientais e emocionais.
De acordo com Silva et al. (2004) a etiologia da obesidade é de origem multifatorial, resultante da combinação de fatores genéticos, metabólicos, endócrinos, dietéticos e sociais, associados a conflitos psicológicos, erros na alimentação e falta de atividade física.
A obesidade é causa de incapacidade funcional, de redução da qualidade de vida, redução da expectativa de vida e aumenta da mortalidade, algumas das doenças crônicas que a obesidade pode trazer seriam: câncer, DM2, HAS, doenças cardiovasculares, doença renal, apneia do sono, doenças hepáticas, dislipidemias, doenças da