educação
Na cultura do fumo, percebe-se que os fumicultores utilizam poucos EPI durante seu trabalho, e essa utilização não têm boa aceitação entre esses produtores por causar desconforto durante suas atividades rurais. É possível perceber que os trabalhadores da fumicultura da zona rural do Município de Pelotas (RS) estão adoecendo em decorrência da exposição ocupacional, e credita-se que esse resultado possa estar associado ao baixo grau de escolaridade acompanhado de uma pouca orientação das companhias fumageiras.
Agrotóxico e trabalho: uma combinação perigosa para a saúde do trabalhador rural
Este artigo visa trazer uma contribuição do Grupo de Estudos de Saúde e Trabalho Rural de Minas Gerais sobre riscos e danos da utilização de agrotóxicos à saúde do trabalhador, tendo como cenário algumas características do trabalho agrícola no Brasil. Os agrotóxicos a cada dia são mais utilizados nos setores agropecuários, sendo que eles tendem a provocar grande dano à saúde da população e de modo particular a do trabalhador rural, gerando danos também ao meio ambiente fazendo com que ocorra o aparecimento de resistência em organismos-alvo (pragas e vetores) nas empresas onde haja trabalhadores em regime celetista.
Saúde, trabalho e ambiente no meio rural brasileiro
O presente artigo discute as implicações desse fenômeno sobre a saúde e o ambiente no meio rural brasileiro. Apesar de, na prática, ser impossível dissociar o peso das dimensões saúde, trabalho e ambiente, adota-se aqui, para fins de organização de idéias, uma discussão específica sobre os principais problemas encontrados em cada um das dimensões e, ao final, discute-se as principais implicações para o campo da Saúde Coletiva no país.
Trabalho rural e intoxicações por agrotóxicos
O presente artigo tem como objetivos descrever as características da exposição