Obesidade
A obesidade é causada por um “desbalanço” entre as calorias que são consumidas sob a forma de alimentos e as calorias que são gastas pelo indivíduo para o organismo funcionar.
De uma maneira geral, a pessoa pode ser obesa porque:
1. Come exageradamente e/ou
2. Gasta poucas calorias e/ou
3. Tem mais facilidade de acumular gordura quando há sobra calórica e/ou
4. Tem menor facilidade para “queimar” gorduras
A obesidade pode ser categorizada em: obesidade nutricional :. (quando uma pessoa ingere excesso de calorias, através de alimentos com muita gordura obesidade psicológica :causada por distúrbios ou condições psicológicas adversas como estresse, ansiedade, obesidade comportamental : tem origem em erros de comportamento da pessoa, como sedentarismo, falta de exercício físico,
. obesidade genética . Este tipo de obesidade deve ser tratado por médicos especialistas em endocrinologia, pois desde criança a pessoa apresenta distúrbios no seu metabolismo .
O tratamento para obesidade pode ser feito com uma dieta para emagrecer, prática regular de exercícios físicos mas em alguns casos uma cirurgia de redução do estômago Um estilo de vida saudável deve ser adotado por todos e sempre tendo um incentivo a praticarem esportes e a terem uma alimentação saudável e equilibrada. É um princípio para evitar o crescente aumento da obesidade.
CONCLUSÃO:
A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade,