estudo diciplinar
Aprendemos em pedagogia integrada que, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Pesquisar é o ato de procurar, cuidadosamente, com firmeza e decisão, respostas ou informações a indagações de toda natureza. Na educação, a pesquisa objetiva, buscar informações para conhecer melhor um dado evento ou fato que nos impede de avançar no processo de ensino e aprendizagem.
Ela contribui para a maior qualidade da docência, seja na creche, na educação infantil ou no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. O significado da pesquisa em educação.
Dois fatores são essenciais para que isso ocorra: o aluno deve ser sujeito da educação; o professor, o mediador desse processo.
A pesquisa, então, é um caminho seguro de produzir conhecimento “novo” sobre as várias dimensões do processo educativo na busca de qualidade e bons resultados na formação do aluno cidadão.
Já na Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional, vimos que, esta matéria tem a intenção de demonstrar o trabalho dos Inspetores Escolares nas escolas. O trabalho do Inspetor Escolar fundamenta-se em legislação e administração, enfim é o profissional que fará o intercambio entre a Superintendência Regional de Ensino (SRE) e as escolas, procurando estruturar o desenvolvimento dos estabelecimentos escolares. Este artigo aborda a história da Inspeção Escolar, as atribuições do trabalho do Inspetor Escolar e o dia a dia do trabalho do Inspetor Escolar nas escolas. Esse profissional vem ao longo do tempo tentando delinear seu trabalho e se aprimorando em uma sociedade mutante que requer, cada vez mais educadores participativos e democráticos.
Sabe-se que a história da educação é tão complexa e diversificada quanto