obesidade
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. É um problema de saúde pública, pois vem crescendo em índices alarmantes.
No Brasil, 15% das crianças são obesas, podendo assim continuarem a serem obesas quando forem crescendo sem se preocuparem com a alimentação( figura 2) e a prática de exercícios regulares,( figura 1) no adulto,o excesso de gordura corporal aumenta o risco de doenças metabólicas, cardiovasculares, distúrbios respiratórios, osteoarticulares, entre outros. Na infância, os principais riscos são as alterações respiratórias, a elevação do triglicérides e do colesterol, além de distúrbios ortopédicos. Dentre os distúrbios ortopédicos, as alterações posturais da coluna e dos membros inferiores são os mais incidentes. Este fato é preocupante, pois na infância e na adolescência o sistema musculoesquelético ainda está se desenvolvendo, o que torna o corpo mais susceptível a deformações. A boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva independente da atitude (ereta, deitada, agachada, encurvada) nas quais essas estruturas estãotrabalhando ou repousando. Sob tais condições, os músculos funcionam maiseficientemente e posições ideais são proporcionadas para os órgãos torácicos e abdominais. A má postura é uma relação defeituosa entre várias partes do corpo, que produz uma maior tensão sobre as estruturas de suporte e onde ocorre um equilíbrio menos eficiente do corpo sobre sua base de suporte.
Figura 1: Obesidade infantil, se não cuidar quando criança isso pode refeltir no futuro
Figura 2: Hábitos de uma alimentação, o que a criança está comendo e o que ela pensa em comer se não tiver alguém que a ensine corretamente
A fisioterapia atua nesses casos com diagnósticos e avaliações posturais de maneira que possa se evitar dores e