Obesidade
A obesidade é definida como uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo, causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
AS CAUSAS DA OBESIDADE.
As causas que podem levar à obesidade são variadas, ou seja, ela é decorrente de vários fatores que podem estar agindo isoladamente ou em conjunto. Esses fatores são: A ingestão de mais calorias do que gasta leva ao sobrepeso e, finalmente, à obesidade. O corpo armazena as calorias não utilizadas como gordura. A obesidade pode resultar de:
Comer mais do que o seu corpo consegue utilizar
Beber muito álcool
Não se exercitar suficientemente
Uma tireoide inativa pode levar a um ganho de peso entre 2 e 4 quilos. Alguns medicamentos antidepressivos e antipsicóticos também podem contribuir com o ganho de peso e a obesidade. Os fatores genéticos têm um papel importante no desenvolvimento da obesidade - filhos de pais obesos têm 10 vezes mais chance de ser obesos que filhos de pais com peso normal.
As pessoas que pertencem ao grupo de risco da obesidade incluem:
Grupos de baixa renda
Antigos fumantes
Pessoas com doenças mentais crônicas
Deficientes
Complicações possíveis
Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer. Pelas graves complicações que a obesidade pode causar ao nosso organismo, tornam-se evidentes a importância de sua prevenção e o seu tratamento adequado. A partir do momento em que classificamos a obesidade como uma doença crônica, não se justifica mais o tratamento apenas por motivos estéticos.
TIPOS DE OBESIDADE
São vários os tipos de obesidade e cada um requer um tratamento específico.