Obesidade e imagem corporal
CAMPUS XANXERÊ
CURSO DE PSICOLOGIA
PATRICIA VIEIRA
A IMAGEM CORPORAL VISTA POR PESSOAS OBESAS
Xanxerê
2014
PATRICIA VIEIRA
A IMAGEM CORPORAL VISTA POR PESSOAS OBESAS
Projeto de Pesquisa: Obesidade e a imagem corporal apresentado para a Universidade do Oeste de santa Catarina, Área das Ciências Humanas e Sociais.
Orientador: Cleocimar Aigner Paludo
Xanxerê
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO:
A obesidade é uma doença de alta prevalência no mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2009), a parcela da população obesa no Brasil cresceu 54%. Isso significa que 17% dos brasileiros estão obesos. A obesidade é responsável por sérias repercussões orgânicas e psicossociais, desde a infância até a vida adulta. Uma destas repercussões é alteração na imagem corporal sendo considerado o momento sócio-cultural em que estamos inseridos.
No inicio dos tempos o padrão de beleza era aquele que a gordura simbolizava saúde e riqueza e, conseqüentemente, as pessoas não se importavam em estar acima do peso. Depois disso, de forma drástica, a mulher bela passou a ser magra, e a gordura passou a ser sinal de doença. Cada vez mais homens e mulheres buscam tratamento para perder peso, justamente por se sentirem fora dos padrões de beleza (ALMEIDA, 2002).
De acordo com Almeida (2002) o atual padrão estético de beleza vigente em nossa sociedade parece uma das principais causas do agravamento de transtornos alimentares, sobretudo das dificuldades advindas da obesidade. As distorções da imagem corporal é um dos principais fatores dos transtornos alimentares.
A imagem corporal se refere à experiência psicológica sobre a aparência e funcionamento do corpo, o descontentamento relacionado ao peso muitas vezes pode ser associado a uma imagem corporal negativa, aonde o que acontece de ruim com a