Obesidade na adolescência
Alex Samuel Dafinne Ribeiro Dafiny Coura Flávia Martins Jacqueline Maria Rayane Fiuza Talita Maria
Resumo
Este artigo apresenta os principais fatores geradores e ou determinantes a respeito da obesidade na adolescência e como combatê-la, apontando as características destes adolescentes e a dificuldades que eles têm com a doença. Na adolescência, especificamente, o problema da obesidade tende a intensificar e ampliar conflitos que normalmente são encontrados nesta fase de transição, pois é um estágio de desenvolvimento e crescimento acompanhado de mudanças morfológicas e fisiológicas complexas nas quais a nutrição e a psicologia tem um papel extremamente importante.
Palavras chaves: Adolescentes; Obesidade; Dificuldades
Introdução A adolescência é hoje definida como o período situado entre a infância e a vida adulta, inicia-se com os primeiros indícios físicos da maturidade sexual e termina com a realização social da situação de adulto independente. No mundo ocidental estes se classificam entre os 12 e os 20 anos, a adolescência é também um tempo de transição. A palavra adolescência vem do latim “adolescere” que significa “fazer-se homem/mulher” ou “crescer na maturidade” (Muuss, 1976), sendo que somente a partir do final do século XIX foi vista como uma etapa distinta do desenvolvimento. (Stilwel, 2002)
Em geral, é nessa etapa que começam as mudanças físicas, normalmente com uma aceleração repentina do crescimento, seguida pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e das características sexuais secundárias. Essas mudanças externas frequentemente são bastante óbvias e podem ser motivo de