Obesidade na adolescência
A mídia incentiva padrões de beleza totalmente incompatíveis com a obesidade. Para entendermos o impacto causado por tal situação será necessário discorrer sobre as características do período da adolescência.
A adolescência é uma fase de transição. É a criança saindo da condição de criança e entrando no mundo adulto. Experienciando três lutos que são fundamentais para fazer essa transição e que são sentidos de uma forma extremante doída. O primeiro luto é o do corpo infantil que é um corpo que o adolescente não terá mais (corpo de criança). Ele está se desenvolvendo, não sabe como o corpo ficará, amedronta-se grandemente por isso. Outro luto vivido é o do papel da criança, ela sai deste papel para agora exercer um papel de adolescente. Então é um pequeno sujeito que agora tem novas responsabilidades. E o terceiro luto é o do pelo papel idealizado dos pais na infância, que são aqueles pais que eram admirados pela filho. Então o adolescente começa a se dar conta de que os pais têm defeitos, percebem que os pais fracassam em diversas áreas da vida. Tudo isso é vivido como um luto e se torna um período muito difícil.
A adolescência é um momento de tanta venerabilidade que mexe com intensidade e psicologicamente com o indivíduo, que passa a se comportar de uma maneira que se parece com uma psicopatologia para os leigos. A instabilidade de humor, a agressividade, a inversão dos sentimentos, a postura de se revoltar, de rebeldia, a questão dos hormônios que estão aflorando. Ele está revivendo todas as fases do desenvolvimento, tudo é muito ameaçador. Essa pessoa que também está se deparando com a sexualidade, estão extremamente vulneráveis, inseguros. Eles precisam transitar do mundo de criança para o mundo de adolescente, para isso precisam se identificar com