obesidade infantil
Entre as causas mais comuns de excesso de peso na infância estão hábitos alimentares inadequados, tendência genética, estilo de vida familiar e condições socioeconômica.
A própria vida moderna se encarrega de dar outras causas, exemplo é a praticidade de consumir alimentos industrializados e de rápido preparo tendo em vista a vida corrida e com isso a falta de tempo.
Na infância o grande erro dos pais é que crianças com três, quatro anos de idade, quando se encontram com sobrepeso são consideradas pela família como "fofinhas" e isso passa uma falsa impressão de saúde.
Uma das causas vistas para a obesidade está em situações como separações dos pais, mudança repentina de ambiente, perda de um familiar entre outros, nesses casos a um aumento considerado de peso, pois as crianças acabam tentando superar sua ansiedade na alimentação inadequada.
Foram selecionados 41 pessoas entre 6 e 16 anos de idade, de várias classes sociais, considerados obesos pelo Índice de Massa Corpórea – IMC. Em entrevista semiestruturada realizada com os pais e professores dos indivíduos selecionados. Os resultados demonstram que os aspectos psicológicos estão presentes tanto nas causas como nas consequências da obesidade. As causas são: dificuldades de adaptação e ansiedade. As consequências: não aceitação social, isolamento e baixo nível de autoestima. Considera que as condições sócias afetivas são mais relevantes para fins prognósticos do que simplesmente fatores físicos.
No caso quando um dos pais é obeso, a criança tem 40% de chances de se tornar, número que