Obesidade infantil
É visto que a obesidade tem um conjunto de causas, isoladas ou não. Estudos através dos anos revelam algumas causas, tais como: genéticas, endócrinas, hipotalâmicas, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tireóide e também pessoas com taxa metabólica basal baixa( isto é, pessoas que tem baixa combustão dos alimentos, depletam pouco o que ingerem). Fatores que relacionados ou não refletem através de um aumento da massa gorda. Mas é visto que as duas maiores causas da obesidade são a inatividade e os maus hábitos alimentares.
"Dietas mirabolantes" que prometem um emagrecimento em poucos dias não refletem a realidade da perda real de massa gorda. Ao iniciar uma "dieta mirabolante" a pessoa observa na balança determinado peso e após essa dieta , a pessoa sobe na balança novamente ,vê que o seu peso diminui e pensa que realmente emagreceu!! O que realmente aconteceu foi uma perda de peso e não um emagrecimento. Perda de peso é diferente de emagrecimento. Com dietas sem atividade física orientada, a pessoa perde basicamente massa magra( músculos)e água. O que realmente se objetiva é uma redução da massa gorda isenta de massa magra, isto é, se quer que a gordura seja metabolizada.
O corpo para emagrecer com eficiência deve ter um aporte calórico diário menor. Quando a pessoa ingere mais calorias do que gastou por dia, esse excesso de calorias é transformado em gordura. E o inverso também é verdadeiro, se a pessoa gastou mais caloria do que ingeriu, a gordura estará sendo metabolizada. Ter um saldo energético negativo diário possa parecer insignificante mas somando-se em um mês, um ano, é observado uma perda eficiente de massa gorda.
Em cima disso deve-se fazer um programa de atividade física aliada a uma dieta. De maneira que o profissional busque fazer um programa que alie exercício aeróbico com trabalho de musculação. É visto que programas que mixam esses dois tipos de