Obesidade infantil
O B E S I D A D E I N F A N T I L
Campinas
2011
O B E S I D A D E I N F A N T I L
Trabalho apresentado à disciplina de Desenvolvimento Infantil, do curso de Psicologia da Universidade São Francisco, sob a orientação da Profª. .............. como exigência parcial para complementação do conteúdo disciplinar.
Campinas
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR E A OBESIDADE INFANTIL 4
3. FATORES QUE INFLUENCIAM A OBESIDADE INFANTIL 6
4. REPERCUSSÕES EMOCIONAIS DECORRENTES DA OBESIDADE INFANTIL 9
5. PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL 11
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
7. REFERÊNCIAS 14 1. INTRODUÇÃO
Obesidade é uma doença crônica, caracterizada por um acúmulo excessivo de massa de gordura. A reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.
A obesidade está relacionada a uma série de fatores tais como hábitos alimentares, inatividade física, doenças, fatores genéticos, culturais, econômicos, emocionais e comportamentais.
Alguns estudos apontam a obesidade como o problema nutricional mais frequente, chegando a afetar um terço da população geral e 15% a 20% das crianças. A obesidade pode ter início em qualquer época da vida, mas seu aparecimento é mais comum especialmente no primeiro ano de vida, entre cinco e seis anos de idade e na adolescência. (DAMIANI; CARVALHO; OLIVEIRA, 2000)
As síndromes genéticas e as alterações endocrinológicas são responsáveis por apenas 1% dos casos, em geral, de obesidade endógena; os 99% restantes são considerados de causa exógena, ou seja, resultantes de ingestão excessiva de alimentos, quando comparada ao consumo energético ideal do indivíduo. (DAMIANI; CARVALHO; OLIVEIRA, 2000)
A obesidade infantil tem aumentado dramaticamente em todos os países