Obesidade infantil
Resumo: Estudo pesquisado por uma acadêmica de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.
Excesso de acumulo de gordura corporal é o que característica de obesidade no indivíduo.
A obesidade infantil é uma doença crônica e vários fatores podem influencia-la como: o comportamento dos pais perante a alimentação da criança, genético renda, local de moradia, entre outros. A realização deste trabalho tem como objetivo destacar tal doença e reforçar o cuidado da enfermagem para com ela, no meio da atenção básica e seus níveis.
Palavras chave: Obesidade; Obesidade infantil; Enfermagem; Cuidado
INTRODUÇÃO
Obesidade Infantil é um “estar clínico” que é caracterizado por um aumento da gordura corporal, e é definido pela porcentagem a partir de 20 % a mais ao peso considerado o ideal para sua idade, podendo trazer danos a saúde. Sua influência é na maioria das vezes genética e se associa a vários fatores. Alguns dos fatores principais são os fatores Exógenos que é desencadeado pela instabilidade entre a ingestão e o gasto calórico sendo mais frequente o Endógeno.
O comportamento alimentar do indivíduo obeso é caracterizado pelas sensações de fome e saciedade constantes e com isso a necessidade contínua de ingestão de alimentos e é comandado e coordenando pelo sistema nervoso periférico central, definindo que o indivíduo se alimenta conforme seu estar psicológico. Esta doença pode desenvolver na criança diversos distúrbios emocionas, além de diversas patologias clínicas patologias clínicas. Um dos mais comuns e mais preocupantes é chamado de isolamento social onde a criança não se sente aceita, em seu grupo e não interagem e tentam se sentir bem através de outros meios de socialização como por exemplo, televisão, computador, vídeo-games e isso pode gerar uma vida sedentária pois a criança sente aquele recuo de