obesidade infantil
Childhood obesity ? Towards effectiveness
Elza D. de Mello1, Vivian C. Luft2, Flavia Meyer3
Resumo
Objetivo: Revisar a abordagem terapêutica da obesidade infantil, bem como aspectos de seu diagnóstico e prevenção.
Fontes dos dados: Foi realizada busca de artigos científicos através das bases de dados MEDLINE, Ovid, Highwire e Scielo. As palavras-chave utilizadas foram: ?childhood obesity? e também combinações junto a
?treatment?, ?prevention? e ?consequence?. Dentre os artigos provenientes da busca incluíam-se artigos de revisão, estudos observacionais, ensaios clínicos e posições de consenso. Percebida a relevância, também se buscou diretamente referências indicadas. O período de coleta de dados foi de 1998 a 2003.
Síntese dos dados: Foram encontrados vários trabalhos de preval ência no Brasil. No entanto, poucos trazem resultados de programas educativos aplicáveis em nosso meio.
Conclusões: Deve-se prevenir a obesidade infantil com medidas adequadas de prescrição de dieta na infância desde o nascimento, além de se estudar mais sobre programas de educação que possam ser aplicados no nível primário de saúde e nas escolas.
J Pediatr (Rio J). 2004;80(3):173-82: Obesidade, sobrepeso, hábitos alimentares.
É consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e que ela determina várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade. O objetivo deste estudo é apresentar características gerais da obesidade e, especialmente, salientar aspectos práticos do tratamento da obesidade infantil de ampla aplica ção, além da importância da prevenção e formas práticas de realizá-la.
Prevalência da obesidade no Brasil
De acordo com relatos da Organização Mundial da