Obesidade infantil
OBESIDADE INFANTIL
Foco: Avaliar as causas da obesidade infantil e seus reflexos na vida adulta e o trabalho do enfermeiro na melhoria da qualidade de vida na saúde da família.
Justificativa:
Escolhi o tema obesidade por ser um dos males que mais afeta a população mundial, e por observar o grande numero de crianças com diversos problemas de saúde ocasionados pela obesidade e por saber que nesta fase da infância que o tratamento é mais eficaz podendo assim evitar vários problemas físicos, mentais e sociais na fase adulta. E nós enfermeiros juntamente com o programa saúde da família temos um grande papel na ajuda aos portadores de obesidade e na prevenção em busca de adultos saudáveis.
Trabalho do enfermeiro junto à obesidade infantil
O trabalho visa mostrar a importância do profissional de enfermagem na prevenção e controle da obesidade infantil e adolescente, logo que o enfermeiro acompanha o ser humano em todas as fases de sua vida avaliando assim peso, altura, alimentação e assim avaliando a probabilidade de o individuo adquirir a doença.
No programa saúde da família, onde o enfermeiro é um profissional bem atuante fazendo acompanhamento nutricional, orientando a família sobre os problemas causados pela obesidade e orientar sobre a necessidade de um acompanhamento de um profissional da área de endocrinologia e nutricionista.
O enfermeiro pode fazer a integração entre o ser humano e a melhoria da qualidade de vida podendo assim ajudar na prevenção e controle da obesidade que hoje é um problema mundial. O enfermeiro pode dar uma assistência aos indivíduos tanto individual como coletivamente.
O enfermeiro pode: * Desenvolver ações junto à comunidade de prevenção e controle da obesidade. * Melhorar a qualidade de vida dos envolvidos * Realização de ações de promoção de saúde * Orientação quanto à alimentação adequada e saudável, atividade física * Fazer avaliações de riscos a problemas cardíacos e diabéticos. * Promover